Aqui vocês encontram o material da nossa disciplina:
2º Semestre de 2012 - Estágio Supervisionado III
Plano de Curso
Historiando - História e Ensino
Aula 01 - Dia 06/08
Aula inaugural com o filme " Pro dia Nascer Feliz"
Aula 02 - Dia 13/ 08
Apresentação da disciplina e discussão a respeito da Importância do planejamento no contexto escolar.
Texto da aula - O planejamento no contexto escolar
___________________________________________________________________________________1º Semestre de 2012 - Estágio Supervisionado II
Manual de Estágio Supervisionado
Plano de curso
Manual de consulta para o desenvolvimento do artigo cientifico
Projeção das atividades do 2º bimestre - consulte aqui
Neste manual consultem a parte de formatação do artigo cientifico, a parte de citação direta e indireta e click no link que ensina a fazer Referências Bibliográficas.
17ª aula - Dia 12 de junho
A aula acontecerá na Faculdade Suldamérica
Texto - Criatividade no trabalho docente segundo professores de História: Limites e possibilidades
Teremos vídeos a respeito de alguns projetos criativos em escolas públicas que mudaram a história da escola.
2º momento da aula
Orientação dos artigos.
16ª aula - Dia 05 de junho
A aula acontecerá na Faculdade Suldamérica
Atividade Avaliativa
15ª aula - Dia 29 de Maio
Veja aqui os direcionamentos para a aula na Escola Campo
14ª aula - Dia 22 de Maio
A aula vai acontecer na Escola Campo. Por favor, não chegar atrasados(as).
Atividades:
1º momento - Inicio da aula até o intervalo na Escola Campo.
- Coleta de dados para a realização da pesquisa de cada um(a).
- Recolher os resumos dos artigos.
- Conversar a respeito da produção do artigo cientifico.
13ª aula - Dia 15 de Maio
A aula vai acontecer na Escola Campo.
Click aqui e veja os direcionamentos para aula
12ª aula - Dia 08 de Maio
- Local da aula: Biblioteca da PUC-Go ( Setor Universitário)
- Horário: 19 :00 hs estarei na porta da Biblioteca da PUC-Go esperando todos(as).
- Proposta da aula: Desenvolver e catalogar os livros e capitulos necessários para o embasamento teorico do artigo cientifico, de acordo com o problema escolhido.
11ª aula - Dia 24 de abril
Conteúdo para ser aplicado na avaliação
1. A importância do professor pesquisador
2. Perguntas classicas que uma pesquisa deve enfrentar
3. Problema de pesquisa
4. Observação Participante: Uma abordagem Metodológica para a Psicologia Escolar
5. Professores aderem ao celular como método de ensino nos EUA
6. Ficar na escola: O Agalma do Afeto
10ª aula - Dia 17 de abril
Revisão do conteúdo da avaliação que será realizada no dia 24 de abril
1º momento - Realização de atividades
2º momento - Debates dos textos
9ª aula - Dia 10 de abril
1º momento - Discussão a respeito da escola campo a respeito das observações dos(as) alunos(as) e da professora em relação ao comportamento da equipe.
2º momento - Apresentação do livro abaixo e leitura do capitulo 05.
" Ficar na Escola: Um Furo no Afeto" Maria de Lourdes S.
3º Momento - Plano de aula baseado em uma metodologia diferenciada de ensino usando o celular.
8ª aula - Dia 04 de abril
Hoje a aula será nosso primeiro dia de Trabalho de Campo na Escola Cecilia Meirelles. Para isto, solicito que levem uma caderneta e uma caneta para fazer observação participante do local partindo do olhar e do problema cientifico elaborado por cada estudante.
Ficha de observação
Ficha de observação
7ª aula - dia 27 de Março
1º momento - Discussão a respeito do texto: Observação participante: uma abordagem metodologica para a psicologia escolar.
2º momento - Prática de observação participante.
3º momento - Atividade Avaliativa
1º analisar todos os problemas de pesquisa elaborados.
2º Falar sobre a metodologia de pesquisa a ser utilizada na pesquisa de campo.
Texto base: Observação Participante: Uma abordagem metodologica para a psicologia escolar
5ª Aula - dia 06 de Março ( aula realizada no dia 12 de março)
Elaboração de Problema Cientifico
1º Ler o artigo repassado na 4ª aula
2º Elaborar problema a partir dos resumos cientificos
3º Visitar a biblioteca e selecionar livros de acordo com o tema de pesquisa escolhido
4ª Aula - Dia 27 de fevereiro
1ª parte da aula -
- Visita ao laboratório de informática e exploração do blog dos (as) alunos(as).
- Retomar a discussão do texto " A importância do Professor Pesquisador" e analisar os estudos de casos propostos aos alunos(as), agora baseados na teoria do artigo.
2ª parte da aula
A partir do texto " A importância do Professor Pesquisador" analisar as falas dos próprios discentes a respeito da percepção do 1º momento do Estágio Supervisionado praticado no ano anterior a essa disciplina. A partir disto começar a fazer problema de pesquisa e delimitar os temas escolhidos para o Estágio Supervisionado deste período.
3ª Aula - Feriado de Carnaval
2ª Aula - Dia 14 de Fevereiro de 2012
Façam a observação participante da palestra que será realizada nesta data.
Click aqui e pegue sua atividade...
1ª aula - Dia 07 de Fevereiro de 2012
O objetivo da primeira aula é analisar a importância de ser um professor pesquisador.
Artigo:
A importância do professor pesquisador - Gismeire de F. Pontes Ribeiro
Muito bom o video...
ResponderExcluirOi Roberta,
ResponderExcluirobrigada por visitar nosso blog.Abraços.