Material da disciplina



Aqui vocês encontram o material da nossa disciplina:





2º  Semestre de 2012 -  Estágio Supervisionado III

Plano de Curso
Historiando - História e Ensino

Aula 01 -  Dia 06/08

Aula inaugural com o filme " Pro dia Nascer Feliz"

Aula 02 - Dia 13/ 08

Apresentação da disciplina e   discussão a respeito da Importância do planejamento no contexto escolar.

___________________________________________________________________________________

1º Semestre de 2012 - Estágio Supervisionado II


Manual de Estágio Supervisionado

Plano de curso

Manual de consulta para o desenvolvimento do artigo cientifico

Projeção das atividades do 2º bimestre - consulte aqui

Neste manual consultem a parte de formatação do artigo cientifico, a parte de citação direta e indireta e click no link que ensina a fazer Referências Bibliográficas.



17ª aula - Dia  12 de junho

 A aula acontecerá na Faculdade Suldamérica

Texto  -  Criatividade no trabalho docente segundo professores de História: Limites e possibilidades

Teremos vídeos a respeito de alguns projetos criativos em escolas públicas que mudaram a história da escola.

2º momento da aula
Orientação dos artigos.



16ª  aula - Dia 05 de junho

A aula acontecerá na Faculdade Suldamérica

Atividade Avaliativa

15ª aula - Dia 29 de Maio

Veja aqui os direcionamentos para a aula na Escola Campo

14ª aula - Dia  22 de Maio

A aula vai acontecer na Escola Campo. Por favor, não chegar atrasados(as).

Atividades:

1º momento - Inicio da aula até o intervalo na Escola Campo.
  • Coleta de dados para a realização da pesquisa de cada um(a).
2º momento - Após o intervalo na Escola Campo.
  • Recolher os resumos dos artigos.
  • Conversar a respeito da produção do artigo cientifico.

13ª aula -  Dia 15 de Maio

A aula vai acontecer na Escola Campo.

 Click aqui e veja os direcionamentos para  aula

12ª aula -  Dia 08 de Maio

 - Local da aula: Biblioteca da PUC-Go ( Setor Universitário)

-  Horário: 19 :00 hs estarei na porta da Biblioteca da PUC-Go esperando todos(as).







-  Proposta da aula: Desenvolver e catalogar os livros e capitulos necessários para o embasamento teorico do artigo cientifico, de acordo com o problema escolhido.





11ª aula - Dia 24 de abril

Conteúdo para ser aplicado na avaliação

1. A importância do professor pesquisador
2. Perguntas classicas que uma pesquisa deve enfrentar
3. Problema de pesquisa
4. Observação Participante: Uma abordagem Metodológica para a Psicologia Escolar
5. Professores aderem ao celular como método de ensino nos EUA
6. Ficar na escola: O Agalma do Afeto


10ª aula - Dia 17 de abril

Revisão do conteúdo da avaliação que será realizada no dia 24 de abril

1º momento - Realização de atividades
2º momento - Debates dos textos

9ª aula -  Dia 10 de abril

1º momento -  Discussão a respeito da escola campo a respeito das observações dos(as) alunos(as) e da professora em relação ao comportamento da equipe.

2º momento - Apresentação do livro abaixo e leitura do capitulo 05.

" Ficar  na Escola: Um Furo no Afeto" Maria de Lourdes S.

3º Momento - Plano de aula baseado em uma metodologia diferenciada de ensino usando o celular.
8ª aula - Dia 04 de abril

Hoje a aula será nosso primeiro dia de Trabalho de Campo na Escola Cecilia Meirelles. Para isto, solicito que levem uma caderneta e uma caneta para fazer observação participante do local partindo do olhar e do problema cientifico elaborado por cada estudante.

Ficha de observação

7ª aula - dia 27 de Março

1º momento - Discussão a respeito do texto: Observação participante: uma abordagem metodologica para a psicologia escolar.

2º momento -  Prática de observação participante.

3º  momento - Atividade Avaliativa

6ª aula - dia 19 de Março

1º analisar todos os problemas de pesquisa elaborados.

2º  Falar sobre a metodologia de pesquisa a ser utilizada na pesquisa de campo.

 Texto base: Observação Participante: Uma abordagem metodologica para a psicologia escolar


5ª Aula - dia 06 de Março ( aula realizada no dia 12 de março)
Elaboração de Problema Cientifico

Ler o artigo repassado na 4ª aula
2º  Elaborar problema a partir dos resumos cientificos
3º Visitar a biblioteca e selecionar livros de acordo com o tema de pesquisa escolhido

4ª Aula -  Dia 27 de fevereiro

1ª parte da aula - 

  • Visita  ao laboratório de informática e exploração do blog dos (as) alunos(as).
  • Retomar a discussão do texto " A importância do Professor Pesquisador" e analisar os estudos de casos propostos aos alunos(as), agora baseados na teoria do artigo.

2ª parte da aula

A partir do texto " A importância do Professor Pesquisador" analisar as falas dos próprios discentes a respeito da percepção do 1º momento do Estágio Supervisionado praticado no ano anterior a essa disciplina. A partir disto começar a fazer problema de pesquisa e delimitar os temas escolhidos para o Estágio Supervisionado deste período.


3ª Aula - Feriado de Carnaval


2ª Aula - Dia 14 de Fevereiro de 2012

Façam a observação participante da palestra que será realizada nesta data.

Click aqui e pegue sua atividade...

1ª aula - Dia 07  de Fevereiro de 2012

O objetivo da primeira aula é analisar a importância de ser um professor pesquisador.

Artigo:

A importância do professor pesquisador - Gismeire de F. Pontes Ribeiro

2 comentários: