5º Momento - Nossa ida a campo no dia 03/04
Todos(as) os(as) alunos(as) apareceram no primeiro dia de estágio supervisionado. Levaram seus cadernos para anotação. Dois alunos apareceram atrasados de acordo com o inicio da aula da Escola. As observações foram feitas em detalhes até na hora do intervalo. Os(as) discentes tiveram uma ficha aberta para seguir( a ficha encontra-se na parte de material da disciplina). A discussão a respeito das observações será feita na aula do dia 10/04/2012.
Algumas fotos da estrutura da Escola Campo, como bem aborda a aluna Francy, em seu comentário feito no blog, o contraste entre a parte reformada e a parte do ano de 2011 que ainda apresenta sem reforma.
Também pode ser destacado as lixeiras para a coleta seletiva do lixo na escola e os papéis no chão.
A escada onde os(as) alunos(as) deixam seu registro a respeito de arte popular ( pixo). O pixo e o grafite estão muito presentes na escola trazendo dizeres de paz.
4º Momento - As fotos do estágio supervisionado de 2011
Na discussão em sala de aula os(as) alunos(as) resolveram contribuir com o registro de imagens do estágio supervisionado na Escola Cecília Meirelles no ano de 2011.
Silvia, Bruno e Fernanda em visita a Escola Cecília Meirelles
Espaço fisico da Escola Cecília Meirelles
Isto é Arte Popular.....
3º Momento a mudança de temas e elaboração dos problemas
Como previsto os(as) alunos(as) estão passando por um processo de delimitação do tema e elaboração dos problemas. Alguns (mas) já delimitaram o tema, apresentam seguros na sua pesquisa e estão bem interessados na ida em campo. Outros(as) sentem necessidade de ir a campo para decidir melhor o problema, apresentam uma mudança efetiva dos temas sempre que uma nova ideia é apresentada.
O aluno Juscelio decidiu neste terceiro momento o tema para didática e o aluno Markos entrou na disciplina nessa terceira fase,seu primeiro contato com a disciplina deu no dia 19 de março de 2012.
2º Momento a escolha dos temas de pesquisa na Escola pelos(as) discentes.
Na terceira aula na turma os(as) discentes ja tinham selecionado seus temas da pesquisa na escola.
Silvia Caetano - Tema: Transposição Didática
Fernanda Batista - Tema: Transposição Didática - Mudou o tema para comunicação corporal.
Francy Aparecida - Tema: O uso de tecnologias no ensino de História
Bruno Igor - Tema: Arte Popular no ambiente escolar
Marcos de Souza - Tema: A participação dos/as alunos/as nas aulas de História
Juscelio Gomes - Tema: A aprendizagem dos/as alunos/as nas aulas de História
1º Momento - Os discursos dos(as) discentes em sala de aula
O primeiro momento aconteceu na primeira aula da turma. E os discentes relataram a observação do estágio no semestre anterior.
- A escola está toda pichada.
- A escola parece uma prisão.
- A professora é apática.
- Fiquei com tédio de acompanhar a aula.
- A professora lê o tempo todo.
- Os(as) alunos(as) não prestam atenção na aula. Entram quando quer e ficam jogando bolinhas de papel dentro da sala de aula.
Leia mais:
interessante que ao fazer a visita a escola campo ontem 03/04/2012, pude verificar que a mesma houve uma mudança principalmente na estrutura pois a mesma esta passando por uma reforma e as salas mudaram sua estrura recebendo novas pinturas, e portas
ResponderExcluirALÉM EVIDENTEMENTE,DE A NOVA PINTURA DA ESCOLA CAMPO DEMONSTRAR QUE HÁ GASTOS LICITOS DO RECURSO PÚBLICO NA PRATICA,É RELEVÂNTE TAMBÉM OBSERVAR QUE MUITO MAIS QUE UMA SIMPLES MANUTENÇÃO ESCOLAR A PINTURA LINEAR QUE COBRE A PICHAÇÃO DE ANTES SEM APROVEITA-LÁ OU TRANSPO-LÁ COM GRAFITE,É UMA MANEIRA SUAVE DE OPRIMIR A CULTURA TRAZIDA PELOS PRÓPRIOS ALUNOS QUE SÃO O FATOR PRICIPAL DA EXISTÊNCIA DAQUELE AMBIENTE.
ResponderExcluir